Veterinário para Bulldog Inglês

A importância do Veterinário para seu Bulldog

Sabemos que para você é um sofrimento levar seu bulldog inglês ao veterinário. Chegando na clinica, ele começa a se tremer todo, aí o médico mexe dali, mexe acolá. Quando tem que tomar vacina ou tirar sangue então, melhor eu nem olhar! Mas é exatamente por você amar muito seu bulldog inglês, que deve levá-lo com certa frequência para fazer uma visitinha ao “tio veterinário”.

Por isso fizemos essa postagem para te convencer da importância de levar o seu bulldog inglês ao veterinário. Vamos lá:

Frequência

Bem como, muitos donos de filhote de bulldog inglês no inicio, costumam ir ao veterinário apenas para tomar as vacinas (por incriável que pareça às vezes nem isso) ou quando ele apresenta algum problema de saúde. Acontece que, algumas doenças muito comuns só manifestam sintomas quando já estão em um estado avançado. Ou seja, a melhor forma de cuidar da saúde do seu bulldog inglês é a prevenção. Levá-lo com a frequência correta ao veterinário para realizar exames é a forma mais certa de garantir seu bulldog saudável. Caso ele esteja com alguma doença, nesses exames de rotina elas serão mais facilmente identificadas e muitas vezes ainda em estágios iniciais, o que vai facilitar muito mais o tratamento.

Sendo assim, a frequência que você deve seguir para levar o seu bulldog inglês ao veterinário é a seguinte:

Filhotes de bulldog inglês: Até os seis meses de idade, seu bebê gordinho deve fazer consultas regularmente no veterinário, para que ele possa acompanhar o crescimento e o desenvolvimento.

Adulto de bulldog inglês: a partir dos sete meses, seu bulldog já é considerado adulto (para os veterinários, porque para nós, são sempre bebês). Nessa fase da vida, consultas anuais serão suficientes. Nas visitas ao veterinário seu bulldog vai receber as doses de vacina e fazer um check-up geral.

Bulldogs Idosos: Entre os sete e oito anos de idade o gordo já entra na melhor idade! Consultas semestrais são as mais indicadas para essa fase da vida, acompanhando de perto a saúde.

Como resultado, fora isso, nas três fases da vida você deve sempre fazer o controle de pulgas e carrapatos de forma mensal e também o uso mensal ou trimestral de vermífugos.

Principais doenças

– Leishmaniose

A Leishmaniose é uma das principais enfermidades que acometem não só ao bulldog, como todos os cães.  Ela é transmitida através da picada do mosquito Lutzomyia longipalpis chamado popularmente de  “mosquito-palha” ou “mosquito pólvora”. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Leishmaniose (que também atinge seres humanos) não é transmitida pelo contato entre cães ou cães e humanos. A única forma de se contrair a doença é sendo picado pelo mosquito que esteja infectado com o protozoário.

Sintomas:

Bem como, os sintomas são vários e podem imitar outras doenças menos severas, podemos citar alguns:

– problemas dermatológicos (perda de peso, presença de feridas de difícil resolução),

– aumento considerável do fígado e do baço,

– perda de peso,

– febre e diarreia.

Tratamento e prevenção.

De fato, um dos grandes problemas da Leishmaniose é que ela pode ficar incubada de 3 meses a 6 anos, o que faz com que muitos bulldogs estejam contaminados sem que seus donos saibam. Por isso levar o seu gordo ao veterinário nas frequências indicadas lá em cima para realizar o tradicional check-up é a melhor forma de prevenção.

De tak forma, já existe uma vacina para essa doença (que deve ser dada nessas visitas ao veterinário). Mas caso seu gordo já esteja com a doença, hoje em dia existem tratamentos por meio de medicamentos. Quanto antes a doença for detectada, mais eficaz será o tratamento.

– Doença do Carrapato

A Doença do Carrapato, como o próprio nome diz, é transmitida através da saliva do carrapato que, ao picar seu bulldog, acaba transmitindo a doença. Esse nome popular, na verdade, diz respeito a duas doenças que apresentam os mesmos sintomas, apesar de serem transmitidas por agentes diferentes: erliquiose e babesiose

Sintomas:

– anemia,

-febre,

-perda de apetite,

– cansaço e perda da vitalidade.

Tratamento e prevenção

Apesar, de que esses sintomas ficam mais difíceis de serem reconhecidos por bulldogs que ficam mais tempo sozinhos. Exige certa atenção do dono para reconhecer que seu bulldog inglês não está mais ativo como de costume. Por isso, novamente, a melhor forma é sempre a prevenção e a visita constante ao veterinário, além do controle de pulgas e carrapatos feitos mensalmente.

Uma vez que identificada a doença, o tratamento é feito por meio de medicamentos. Além disso, deve-se providenciar um controle do ambiente onde seu bulldog vive, para deixá-lo livre da presença dos carrapatos.

Hora do Check-up

Depois de tudo isso, deu pra ver a importância de levar o seu bulldog inglês ao veterinário, né? Não espere que seu gordinho esteja com algum sintoma para levá-lo ao médico. A prevenção é sempre a melhor forma de cuidar da saúde.

Por isso, ao levar seu bulldog ao veterinário na frequência indicada, ele deve realizar alguns exames básicos para garantir que seu gordinho está 100% saudável.

Primeiro ele vai fazer os exames clínicos comuns. Pesar, olhar ouvido, medir temperatura e auscultar o coração.

Depois vêm os exames mais complexos, porém necessários. Eles que vão indicar a presença (ou não) de alguma das doenças citadas à cima além de outras. São eles:


Hemograma completo:
uma véz que, é o exame principal. Se seu bulldog estiver com alguma doença, o exame de sangue vai mostrar alguma alteração e assim, o veterinário começa uma investigação mais a fundo, como por exemplo o perfil bioquímico sanguíneo completo.

Exame de urina: bem como, identifica alguma complicação do sistema genito urinário, renal ou hepática, além de possíveis infecções.

Ultrassom: como também, é uma ótima forma de verificar as condições dos órgãos internos do seu gordo.

Radiografia: sob o mesmo ponto de vista, vai mostrar se seu gordo está com alguma condição pulmonar ou cardiovascular, além de apontar possíveis alterações ósseas como displasias (muito comum na raça)

E aí? De acordo, com o que leu, o que acha de marcar uma consulta de rotina pro seu bulldog inglês? Ele pode até tremer na hora, mas depois vai te encher de beijos cheio de saúde!!

As “dicas” e postagens” foram publicadas para o  Bulldog Inglês, e são apresentadas com a melhor das intenções.

Contudo, não podemos garantir resultados. “Fica a dica”!!

Posts Relacionados

Estamos Abertos!!

Estamos abertos com os devidos Cuidados!! Continuamos a cumprir com todas as nossas responsabilidades servindo os nossos clientes. O bem-estar dos nossos bulldogs, clientes e colaboradores

Continue lendo