Protocolo de vacinas para seu Bulldog Inglês!!

Bulldog Inglês vacinado.

Ter um protocolo individualizado de vacinação para o Buldogue Inglês é uma decisão inteligente que muitos veterinários tomam. Afinal, cada “gordinho” responde de maneira diferente às vacinas e nem todos os gordos estão sujeitos às mesmas doenças quando residem em lugares diferentes e tem estilos de vida diferentes.

Assim “Individualizar” é a palavra-chave!

Na medicina humana, os protocolos vacinais sofrem algum tipo de individualização. Por exemplo, a localização geográfica do indivíduo e sua atividade profissional definem se as vacinas, que farão parte do seu calendário vacinal. Infelizmente, não há o mesmo cuidado na medicina veterinária – pelo menos para alguns profissionais.

Vacina múltipla

A primeira observação que você deve observar na “carteirinha de vacinação” de seu Buldogue Inglês é a data de vacinação.

Vacina antirrábica

É obrigatória por lei e nunca deve ser feita antes dos 04 (quatro) meses de idade. A lei brasileira “obriga” que essa vacina seja reforçada anualmente.

Vacina contra leishmaniose

Não há evidências científicas que comprovem a eficácia dessa vacina. Além disso, a vacina contra leishmaniose contém mercúrio – um metal neurotóxico – e produz muitos efeitos colaterais (dor, inchaço, prostração, mal-estar, reações anafiláticas, etc.).  No período que segue sua aplicação. (As coleiras que apresentam princípios ativos repelentes, e têm eficácia cientificamente comprovada na proteção contra a picada do mosquito que transmite a leishmaniose, por terem efeito repelente.)

Vacina contra giárdia

A literatura científica já demonstrou a ineficácia dessa vacina. Por isso, ela é “non core” (não recomendada) nos Estados Unidos, Europa e Oceania. Além disso, a giardíase é uma doença branda que tem tratamento eficaz.

Vacina contra gripe canina

Apenas para cães que frequentam aglomerações caninas (ambientes potencialmente contaminados com cães doentes), como parques e hoteizinhos. Essa vacina tem eficácia moderada, já que frequentemente os micro-organismos causadores da gripe canina não são aqueles contidos na vacina. A doença tem tratamento e, em geral, bom prognóstico. A vacina protege por, no máximo, 1 ano.

Vacina contra leptospirose

É relativamente recomendada para cães que residem em área rural, onde possam vir a ter contato com a urina de ratos. A leptospirose é epidemiologicamente insignificante em áreas urbanas. Há mais de 200 (duzentos) tipos diferentes (cepas) de bactérias que provocam a leptospirose. A vacina V8 contém frações que protegem contra 02 (dois) tipos de bactérias, a vacina V10, contra 04 (quatro) e a vacina V12 06 (seis). A vacina contra leptospirose confere imunidade por apenas 06 (seis) meses e é uma das vacinas que mais produz reações nos cães.

Um percentual pequeno de cães vacinados não responde à vacinação, ou seja, não produz anticorpos. A única maneira segura de confirmar se o seu Buldogue Inglês respondeu à vacina é fazendo a titulação de anticorpos. Aplicar doses maciças de vacinas em um cão “não respondedor” não fará com que ele produza anticorpos.

 

Posts Relacionados

Estamos Abertos!!

Estamos abertos com os devidos Cuidados!! Continuamos a cumprir com todas as nossas responsabilidades servindo os nossos clientes. O bem-estar dos nossos bulldogs, clientes e colaboradores

Continue lendo