Bulldog com dermatite

Dermatite Úmida no Bulldog

A dermatite no Bulldog inglês é conhecida como Hot Spots ( pontos quentes) e é uma irritação bacteriana, ocasionada por algum fator faz com que as bactérias que normalmente vivem na pele, cresçam em número descontrolado.

Como o nome sugere,  não é uma doença de longo prazo. A lesão vai aparecer de repente, se tratada some em menos de uma semana, dependendo do real problema que o bulldog Inglês apresentar.

O Canil Duas Marias é referência na criação exclusiva da raça Bulldog Inglês no Brasil.

Como identificar a dermatite no seu Bulldog Inglês

A dermatite é facilmente identificada por pontos avermelhados ao redor do corpo. Esses pontos apresentam ausência de pelo, inflamação e umidade excessiva. Ocorre tipicamente em três partes do corpo, na região do focinho, na parte inferior do dorso e nas coxas. Em alguns casos a pele fica seca formando pequenas crostas. Como em qualquer irritação, o seu bulldog inglês, vai reagir com coceiras, lambeduras e mais tarde a se mastigar.

No verão

Geralmente este tipo de dermatite acontece no verão.

Saiba, que o problema de pele no bulldog inglês, não pode considerado comum.

As causas

As causas podem ser variadas: higiene ruim, má alimentação, alergias, pulgas e carrapatos, sarnas, infecções de ouvido, displasia coxofemural e sistema imunológico enfraquecido, que  aumentam o risco da doença aparecer, ou seja, qualquer lesão com condições ideais de temperatura, umidade e agente infeccioso pode virar uma dermatite úmida aguda em seu bulldog inglês.

Nesse meio tempo, saiba, que alimentação, sedentarismo são os vilões do sobrepeso no Bulldog Inglês.

Como evitar

Inegavelmente, muitos Bulldogs que têm repetidos problemas com “Hot Spots” podem ter a incidência muito reduzida, não dando-lhes banhos frequentes e sem esquecer, de manter a higiene do bulldog e dos locais onde ele vive ser fundamental. Controle de pulgas e carrapatos e de alergias também ajuda.

Tratando a dermatite úmida

Primeiramente, remova ao máximo a pelagem em redor e limpe bem toda a área, com antisséptico inclusive além da ferida. Mantenha então o local limpo e seco. Os banhos frequentes não são recomendados. Sobretudo, em alguns casos será necessário o uso de antibióticos, portanto recomendamos que procure sempre um médico veterinário.

Canil Duas Marias

Posts Relacionados

Estamos Abertos!!

Estamos abertos com os devidos Cuidados!! Continuamos a cumprir com todas as nossas responsabilidades servindo os nossos clientes. O bem-estar dos nossos bulldogs, clientes e colaboradores

Continue lendo