Plantas toxicas e o Bulldog

Plantas nocivas para Bulldog

Você já se perguntou quais são as plantas tóxicas para seu Bulldog Inglês?

Você monta um jardim ou espalha plantas pela casa.

No seu jardim tem de tudo: folhagens, trepadeiras, flores coloridas e com cheiro suave e outras bem marcante.

Apesar de lindas, as plantas podem ser tóxicas para o seu Bulldog, prejudicá-lo ou até levá-lo à morte.

Muitas atraem pela sua beleza como as flores, outras pela resistência e durabilidade como as folhagens, mas o que vocês não sabem é o poder da toxina dessas plantas, que podem ir desde cristais na urina até envenenamento e morte.

Coisas que você não sabia sobre o bulldog inglês

Bulldog inglês é curioso

No geral, seu gordo vai ficar longe das plantas “venenosas”. Mas, por curiosidade (em especial quando filhote) ou por tédio, ele acaba mordiscando e comendo partes das folhagens.

Em caso de intoxicação, os sinais costumam aparecer já nas primeiras horas seguintes e, em alguns casos, podem durar dias.

Por isso, antes de trazer uma planta nova para casa, pesquise se ela é venenosa e se apresenta algum risco à saúde do seu bulldog inglês.

Se você já possui alguma e só descobriu depois que ela é tóxica, não precisa se desfazer. Uma opção é mantê-la fora do alcance do gordinho, seja em um lugar mais alto ou em algum ambiente que o bulldog não entre.

Uma dúvida bastante comum, é como dar um comprimido ao Bulldog inglês, aqui, você vai aprender.

Intoxicação por plantas no Bulldog: o que fazer?

O melhor a fazer quando o bulldog tem contato com plantas tóxicas para animais é limpar a boca dele com água corrente.

Mas cuidado para não fazer ele engolir os resíduos e não afogar o gordo! Assim, você retira quaisquer resquícios da planta ou de seiva que sobrou por ali.

Não provoque vômito e não dê nada para o bulldog comer ou beber, nem água.

Procure um veterinário

Em seguida, procure imediatamente um veterinário e não se esqueça de levar uma amostra ou uma foto da planta tóxica.

É fundamental que ele saiba qual foi ingerida para poder escolher o melhor tratamento.

Para ajudar a prevenir que seubulldog se intoxique, separamos uma lista com algumas das plantas tóxicas mais comuns.

Veja quais são as plantas tóxicas para Bulldog

As principais plantas tóxicas para Bulldog Inglês são antúrio, comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, costela de Adão, espada de são jorge, jiboia, azaleia, espirradeira, begônia, babosa, bico-de-papagaio, coroa de cristo, dama da noite, hibisco, hortênsia, samambaia e tulipa.

Plantas toxicas para bullgog

Todas essas plantas tóxicas para bulldogs têm um princípio ativo que provoca irritação e sensação de queimação na boca, língua e lábios, salivação excessiva, vômito e dificuldade para engolir.

O contato com os olhos causa lacrimejamento e sensibilidade à luz.

Elas têm uma substância que pode causar problemas digestivos e cardíacos.

Os sinais mais comuns são: o gordo se recusa a comer, aumento ou diminuição da frequência cardíaca, diarreia persistente ou com sangue, dor abdominal, enjoo, vômito, perda de coordenação motora, desânimo e convulsões.

Causa irritação e queimação na boca, língua e nos lábios, salivação em excesso, vômito e dificuldades de engolir.

O bulldog inglês pode apresentar sinais como vômito, desânimo, diarreia, tremores e ter alteração na cor da urina.

Seu princípio ativo causa irritações na boca e no estômago, vômito, e sinais de irritação e coceira na pele.

Poucas horas após o consumo, o bulldog inglês pode ter náusea, vômito, boca seca, falta de coordenação motora, pupilas dilatadas e visão alterada, comportamento anormal, tremores e até convulsões (que podem durar dias).

Pode ser bastante perigosa para os gordos. As flores e as folhas do hibisco causam vômito, diarreia, náusea e perda de apetite.

A ingestão dessa planta tóxica, causa boca arroxeada, dificuldade respiratória, vômito, dor abdominal, diarreia e convulsões.

Existem muitas espécies e, em todas, as folhas são tóxicas, prejudicam a produção de glóbulos vermelhos e causam sinais agudos como sangramentos, pontinhos vermelhos pelas mucosas da boca, sangue na urina.

Em casos crônicos, podem causar grave anemia.

É prejudicial se ingerida em grandes quantidades. Pode causar alergia na pele, vômito, desânimo, diarreia e salivação excessiva.

Muitas outras plantas toxicas para nossos bulldogs

Existem muitas outras plantas tóxicas e são consideradas perigosas. Elas fazem parte da nossa rotina de decoração, crenças e costumes.

No paisagismo residencial, por costume e tradição, mas também por sua beleza, são usadas muitas plantas que têm toxicidade tanto para humanos quanto para animais.

É por tradição cultural que continuamos a usá-las no paisagismo residencial, apesar dos riscos já conhecidos.

O importante é se conhecer as plantas que usamos em casa e identificar aquelas que possuem características tóxicas, pois assim poderemos escolher melhor os lugares onde as colocamos, reduzindo riscos para os residentes, mas mantendo, na tradição cultural, as plantas que nos dão segurança.

Mas atenção:

Se não encontrou uma de suas plantas na nossa postagem, isso não significa que ela não possa ser tóxica para seu bulldog inglês.

Assim é possível consultar uma lista completa no site da Sociedade Americana para Prevenção do Maltrato contra Animais (ASPCA), em inglês.

Posts Relacionados

Estamos Abertos!!

Estamos abertos com os devidos Cuidados!! Continuamos a cumprir com todas as nossas responsabilidades servindo os nossos clientes. O bem-estar dos nossos bulldogs, clientes e colaboradores

Continue lendo