Hora da virada e o bulldog inglês

Na hora da virada os fogos

Fogos de artifícios e o bulldog, a discussão sempre vem à tona nesta época do ano: De um lado, os donos, que rechaçam os estampidos, alegando que os fogos artificio traz desespero ao seu bulldog.

Do outro lado os que não tem cachorros, alegam, que os fogos de artifício faz parte do festejo popular e que cães e fogos sempre conviveram sem maiores problemas.

Bulldog inglês também é tradição

Já nos do canil Duas Marias acreditamos, que apesar de que muita coisa foi tradição no passado, mas tivemos que evoluir.

Com a certeza que os fogos de artifício são sim prejudiciais não só aos bulldogs como a todos os animais, mesmo assim discordamos com qualquer extremismo.

Proibir os fogos de artificio

Nos do Canil Duas Marias, não acreditamos que é o caso de proibir os fogos artificio , mas de ensinar os animais a lidarem com isto e dos donos darem todo apoio e proteção a eles. Nos acreditamos, sim, na guarda responsável.

Nossos Bulldogs não sabem que se faz todo este barulho pra festejar. Então eles podem pensar que é um predador, uma intempérie da natureza que eles tem que tomar cuidado.

Nos do Canil Duas Marias, acreditamos, que seria egoísmo da nossa parte deixá-los sozinhos nesta hora.

Hoje há uma humanização exagerada com os bulldogs, que achamos ser saudável, já que estamos mais próximos deles, e assim podemos observar melhor essa fragilidade,

Certo X errado

Mas nós do Canil Duas Marias, não acreditamos que quem solta fogos artificio esteja certo ou quem abomina a pratica esteja errado. Entendemos que cada um tem suas razões.

É um extremismo proibir fogos de artificio, mas sim, devemos adaptar o bulldog a situação.

Nós conscientizamos as pessoas que bulldog inglês não é brinquedo, tem que cuidar, tratar e ensinar, do que simplesmente proibir algo para beneficio próprio.

A barulheira dos fogos de artifício, logico, que deixa os bulldogs muito assustados, alguns entram em verdadeiro pânico!

Por isso, revolvemos contar alguns segredos sobre esses gordinhos:

Dono de bulldog tem que ser responsável

Assim, além de fazer planos, desejar coisas boas e agradecer pelo ano que passou, é preciso cuidar do seu gordinho durante as festividades.

Não só os Bulldogs, mas a maioria dos cães estão sofrendo, e várias são as dicas para que eles não se machuquem.

E é fato que quem não é ligado à causa chega a falar que é frescura. Mas quem tem ama cachorro, entende, mas temos que ser responsáveis.

Além de um local seguro

Além providenciar um local seguro para que o seu bulldog Inglês fique acomodado durante a queima de fogos, um chumaço de algodão auxilia, e também um calmante receitado sempre pelo veterinário, pode ajudar bastante.

Outra alternativa é a homeopatia, um tratamento alternativo, que aumenta a tolerância e a sensação de segurança do bulldog e também em outros cães frente ao medo por barulhos intensos.

Entendendo os motivos

Primeiramente é importante saber que os todos os cães, e o bulldog, não foge à regra, possuem a audição quatro vezes mais potente do que a dos humanos. Assim, fica fácil entender a relação entre os cães e os fogos de artifício.

Seu Bulldog Inglês, não está habituado ao barulho intenso e geralmente reage mal aos fogos de artifício.

Alguns bulldogs, mostram-se incomodados, mas outros podem mesmo desenvolver fobias e entrar em pânico.

Muitos ficam apavorados na ânsia de se livrarem do intenso barulho terminam enforcados em suas próprias coleiras; alguns têm convulsões; há ainda os que pulam das janelas de apartamentos, tamanho o pavor que sentem dos fogos.

Bulldog Inglês pode morder tudo, quem teve, ou tem, Bulldog Inglês certamente tem histórias sobre um móvel ou sapato roído.

Eles são descendentes indiretos dos cães Molossos e Mastiffs, que deram origem ao Bulldog Inglês.

Seu Bulldog pode mudar o comportamento

Não é difícil que um bulldog mude completamente seu comportamento após passar pela tortura de não ter como se livrar da intensa queima de fogos.

O pior de tudo é que nessas épocas, dificilmente você encontrará veterinários disponíveis para um atendimento emergencial, daí o mais acertado é prevenir.

Não é difícil reconhecer quando um bulldog sofre com os sons intensos. Para isso basta observar como seu gordo muda radicalmente a sua atitude e comportamento.

Caricias não pode

O primeiro instinto dos donos é acalmar o seu bulldog, fazendo carícias e falando com voz terna.

Mas os gordos não pensam da mesma maneira que os humanos e ao reagir desta forma, os donos estão incentivando o medo, como que dizendo: “tem razão em agir desta forma”.

Perante isso, seu bulldog vai reforçar o comportamento, ou seja, vai se mostrar mais medroso e ansioso sempre que ouvir barulhos intensos.

Por mais difícil que seja, os donos devem ignorar qualquer sinal de medo e recompensar o gordo sempre que este se mostre calmo.

Se o bulldog começar a tremer

Só inspirando confiança no bulldog, é que ele perde progressivamente o medo. Ou seja, se o seu bulldog começar a tremer, você não deve afagá-lo; se o bulldog se esconder, você não deve falar de forma terna.

Use o seu tom normal para chamar seu bulldog e cada passo que ele der em frente, recompense-o com elogios.

Não castigue

Não deve também castigá-lo por mostrar medo. Leve seu gordo à cama dele para que aí se sinta em segurança. Se o gordinho não relaxar, tente brincar com ele.

A boa notícia para os donos é que os foguetes são fáceis de prever. Durante os horários previstos, tente minimizar a ação dos fogos de artifício no seu bulldog.

Ter um bulldog inglês ou qualquer outro animal, implica sacrifício e o mais aconselhável é estar com ele nesses momentos.

Bulldogs descontrolados e em pânico podem destruir sua casa, atacando tapetes, atirando-se contra as portas, derrubando mesas, etc.

A responsabilidade é sua

É da responsabilidade do dono certificar-se que o gordo se encontra em segurança.

Além disso, a atitude calma e confiante do dono é vital para o bulldog nestas alturas.

Lembre-se, que eles tem, carinha de anjos desprotegidos, com “bum bum”, que não para de rebolar que achamos o máximo.

Seu Bulldog Inglês é feliz??

Algumas medidas:

Fique na mesma sala (área) que o bulldog, não o deixe sozinho. Certifique-se que ele não tem como fugir do local onde se encontra.

Feche as persianas e as cortinas para isolar o som e a luz. Ligue a televisão ou o rádio ou ponha um CD/DVD a tocar.

Prepare um abrigo dentro de casa, uma espécie de toca, longe da janela, onde o bulldog possa “se abrigar”.

Pode ser uma mesa coberta com uma toalha. Leve o bulldog até lá e dê-lhe um dos brinquedos para se distrair.

Se a cama ou local de descanso do gordo está junto da janela, coloque-a atrás de um sofá ou numa parte mais isolada da casa.

Compre/Faça um novo brinquedo e dê-lhe pouco antes dos foguetes. Utilize brinquedos recheados com comida e dê-lhe pouco tempo antes.

Não leve o seu bulldog para fazer necessidades enquanto durarem os fogos de artifício. Antecipe o passeio para que ele não faça necessidades devido ao medo.

Alimente-o uma hora antes dos fogos de artifício começarem, para que esteja com sono na altura de soltar os foguetes. Nunca leve seu bulldog  a um espetáculo de fogos de artifício.

Recomendações básicas:

– Acomode seu bulldog dentro de casa, em lugar onde possa se sentir em segurança, com iluminação suave e, se possível, um rádio ligado com música;

– Feche as portas e janelas para evitar fugas e suicídios;

– De alimentos leves pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo).

– Não deixe muitos cães juntos, pois irritados pelo barulho, podem brigar até a morte. Tente deixá-los em quartos separados, pois, na hora dos fogos, eles poderão morder uns aos outros, no desespero;

– Um pouco antes da meia noite, leve o seu bulldog para perto da Tv ou aparelho de som e aumente aos poucos o volume, de tal forma que ele se distraia e se acostume com o som alto. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos;

– Jamais deixe o seu bulldog com coleira, pois ele pode acabar se enforcando em função do pânico. O ideal é deixá-lo em um recinto fechado, sem coleira e guia;

– Nos do Canil Duas Marias, aconselhamos o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e retirados logo após os fogos. Esse procedimento ajudará muito aliviar o desespero que sentem na hora dos fogos;

– Piscinas também podem oferecer risco de morte ao seu bulldog. Deixe a piscina protegida e o gordo bem longe dela.

– Proteja seu bulldog inglês, nessa época ele também pode ser roubado.

ATENÇÃO:

NUNCA solte os fogos perto do seu bulldog, pois pode machucar o corpo e os tímpanos. Se for soltar fogos, que o faça à distância.

Muito AMOR

Esse é o conselho mais importante, tanto no mundo dos humanos como no reino animal. Seja um dono responsável e, ao mesmo tempo, bem legal, deixando seu bulldog perceber que ele pode contar com você. A troca de afeto fará bem a vocês em qualquer situação.

E no mais, um ano novo cheio de boas energias, muita paz, saúde e felicidade pra você e sua família. A gente se vê novamente no próximo ano.

Saiba, que o Canil Duas Marias, Está instalado na região da Granja Viana, onde nossos Bulldogs, desfrutam de muita liberdade e conforto.

Canil Duas Marias

Posts Relacionados

Estamos Abertos!!

Estamos abertos com os devidos Cuidados!! Continuamos a cumprir com todas as nossas responsabilidades servindo os nossos clientes. O bem-estar dos nossos bulldogs, clientes e colaboradores

Continue lendo