Bulldog Inglês escolhendo a dedo.
Qual é o valor de um filhote de Bulldog Inglês e como escolher um filhote de dentro do padrão da raça?
Sem dúvida alguma, qualquer cão é um excelente animalzinho de estimação, não importando a raça.
A falta de raça ou se é (ou não) um “exemplar típico”, segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI).
Entretanto, acreditamos que quando alguém escolhe uma raça específica, o faz principalmente pelas características físicas dessa raça, e espera que seu cão cresça e se torne um exemplar típico.
Escrevemos este texto, hoje, justamente por estar testemunhando uma explosão de Bulldog Inglês atípicos, doentes e de tutores/proprietários decepcionados porque seus bulldogs não se tornaram aquilo que era esperado.
Não há dúvidas de que a maior responsabilidade por tanta atipicidade é devida a fabricantes de filhotes e dos criadores de fundo de quintal.
Criador de Fundo de quintal.
Saiba que o “Criador de fundo de quintal” é o proprietário de um cão, que não entende nada de testes de saúde ou doenças genéticas ligadas à raça.
Desconhece as características da genealogia do seu cão, não entende do padrão da raça, não entende de planejamento reprodutivo.
Certamente, nunca levou seu cão a exposições para que fosse avaliado, mas mesmo assim faz a reprodução, por motivos diversos.
Fabricante de Filhote.
Já os “Fabricantes de filhotes”, já são pessoas com um conhecimento amplo do comercio de cães, onde busca oportunamente criar a raça do momento, sem se preocupar com características, padrão ou qualquer requisito que torne a criação dispendiosa financeiramente.
Geralmente tem uma estrutura (Canil), com páginas em redes sociais, onde propagam a “vantagem” de oferecer valores e parcelamentos convidativos.
Há alguns anos, foi feito uma pesquisa, e o resultado foi impressionante:
1% dos cães adquiridos são sem raça definida que se reproduziram independentemente;
12% são adquiridos de criadores éticos;
20% são adquiridos de fábricas de filhotes que foram comercializados em rede sociais, pet shops…
68% são adquiridos de criadores de fundo de quintal.
Como você deve proceder.
Portanto, a primeira dica para quem exige um buldogue inglês dentro do padrão da raça é: fuja dos “acasalamentos domésticos”. Não temos a menor dúvida que muitos proprietários que reproduzem seus cães os amam verdadeiramente, mas, ainda assim, reproduzi-los não é a decisão correta e adquirir cães com essa procedência é pouco sensato.
A segunda dica é: procure um bom criador ético e não um fabricante de filhotes.
Sim, sabemos… que encontrar um bom criador de cães de raça é como procurar agulha no palheiro. Para cada 100 (cem) criadores ruins, há apenas 01 (um) bom. Mas, saiba, que eles existem!
A terceira dica é: analise o filhote e peça para ver fotografias, vídeos.
Desconfie de filhotes magrinhos, com focinho longo e que não lembram em nada a robustez tão característica do Bulldog Inglês.
Mas, por favor, nada de fazer essa avaliação em filhotes recém-nascidos!
Aliás, nenhum criador idôneo vende filhotes que ainda estão na barriga da mãe ou antes de completarem 50 (Cinquenta) dias de vida.
A quarta dica, Pedigree, não é atestado de pureza e sim apenas um registro de nascimento.
Onde as informações contidas foram fornecidas pelo criador que solicitou o mesmo, assim não acredite, que filho de campeão, será um campeãozinho, mesmo que ele realmente seja quem ele diz quem é no registro, a grande maioria dos Bulldgos doentes e atípicos tem pedigree.
Desconfie sempre.
Se os pais do filhote não forem buldogues Inglês típicos.
Filhotes atípicos de buldogue inglês, apresentando muitas características físicas indesejáveis, segundo o padrão da raça, e por vezes são agressivos e doentes.
Um bom criador certamente não comercializará filhotes abusadamente fora do padrão, tanto no quesito físico, quanto no quesito temperamento. Mas é importante estar atento!
Uma observação importante: não existem cães 100% dentro do padrão da raça, porém as características marcantes da raça precisam estar sempre presentes.
Filhotes típicos de buldogue inglês, apresentando muitas características físicas desejáveis, segundo o padrão da raça, já nascem, gordinhos, cheios de rugas e cabeçudos.
Valor.
O filhote terá o preço associado ao valor agregado.