Vegetariano
Alguns donos de Bulldog, preocupados com a própria saúde, com o meio ambiente e com as condições em que animais como vacas, galinhas e porcos são criados, se tornaram vegetarianos ou veganos.
Esclarecendo
Vegetarianos excluem carnes de suas dietas, mas podem ou não incluir ovos e/ou leite e seus derivados.
Já os Veganos não consomem absolutamente nada que seja de origem animal.
Nada mais natural que o adepto desses estilos de vida queira estendê-lo ao seu melhor amigo! Caso seja seu caso, esse post é para você.
Dieta vegetariana.
Sim, é perfeitamente possível. O Cachorro Verde, assim como os precursores das dietas naturais, consideram o cão um animal essencialmente carnívoro, tendo em vista os hábitos alimentares dos canídeos na natureza.
Mas a Literatura Veterinária define o cão como um onívoro oportunista.
Variedade.
Significa que o organismo do Bulldog, de forma semelhante ao do ser humano, pode se adaptar para obter nutrientes essenciais a partir de uma ampla variedade de alimentos.
Desde que cuidadosamente formulados e acompanhado por um médico-veterinário, a dieta caseira vegetariana não trará prejuízos à saúde do seu Bulldog.
Dieta vegetariana.
Dietas caseiras vegetarianas oferecem inúmeras vantagens:
– frescor e qualidade dos ingredientes;
– reduzido teor de aditivos;
– maior teor de água;
– alta digestibilidade;
– baixo risco de torção gástrica;
– alta palatabilidade;
– presença de nutrientes muito bio-disponíveis.(“aproveitáveis” pelo organismo)
Vai tirar de letra.
Se você dispõe de tempo para fazer compras periódicas de alimentos e suplementos e não se importa de cozinhar ou preparar as refeições de seu cão, ótimo. Você vai tirar de letra a alimentação caseira.
Na verdade, não é nenhum bicho de sete cabeças preparar as receitas vegetarianas.
Mas é preciso ter comprometimento e seguir as orientações.
Como se trata de uma dieta restritiva, ou seja, com menos grupos alimentares, deficiências ou excessos nutricionais podem ocorrer mais facilmente.
Para evitar que isso aconteça você precisará variar bastante os ingredientes e acrescentar determinados suplementos à dieta.
Se você acha que não dará conta, opte por outro tipo de dieta vegetariana.
É indiscutivelmente preferível oferecer uma dieta comercial, que supre os requerimentos nutricionais, a oferecer refeições vegetarianas caseiras desbalanceadas.
Dieta vegana.
Dietas veganas para pets existem mas são controversas. Cães e gatos não são herbívoros e uma alimentação ainda mais restritiva que a vegetariana pode trazer problemas.
Aliás, toda a família canídeos é carnívora – lobos, cães selvagens, cães domésticos!
Alimentar um carnívoro com vegetais é como abastecer um carro a gasolina com um combustível “batizado”. Pode até funcionar por um tempo… mas, a longo prazo, vai danificar o motor.
Para quem tem dificuldades por questões filosóficas se recusa a alimentar seu “gordinho” com proteína animal, sugerimos adquirir um “pet” que seja herbívoro restrito.
Há muitas opções adoráveis!!
Coelhos, Chinchilas, Hamsters…