Fêmea de bulldog inglês

filhote-de-bulldog-ingles-com-garantia

Fêmea de Bulldog Inglês

Fêmea de bulldog, vamos tirar todas as suas dúvidas, nesse artigo bem completo abrangendo o máximo de perguntas que já me mandaram sobre o cio em fêmea de bulldog.

Primeiro de tudo, é importante que você saiba que a fêmea de bulldog inglês apresenta um ciclo estral, que é semelhante ao ciclo menstrual na mulher, mas com uma grande diferença logo de cara:

A fêmea de bulldog não menstrua!

Quando a fêmea de bulldog tem no primeiro cio?

O primeiro cio da fêmea de bulldog acontece quando ela atinge a puberdade, que acontece em média entre os 6 e 12 meses de idade.

De quanto em quanto tempo a fêmea de bulldog entra no cio?

Os primeiros intervalos de ciclos estrais podem ser irregulares, até que atinjam a normalidade que é de 6 em 6 meses. Mas esse período pode variar de 5 a 12 meses.

O ciclo Estral na fêmea de bulldog inglês:

O ciclo Estral na cadela é dividido em quatro fases: Pró-estro; Estro; Diestro e Anestro.

O cio da fêmea de bulldog inglês compreende as duas primeiras fases e pode ter uma duração de 15 a 21 dias na maioria das cadelas, mas pode variar de 8 a 32 dias.

Quanto tempo dura o cio de uma fêmea de bulldog?

Resposta: Em média 21 dias.

Primeira fase do Ciclo Estral: PRÓ-ESTRO

Este é o momento que o cio da fêmea de bulldog inglês começa. Nesta fase, devido a ação de hormônios reprodutivos, começam a ter algumas mudanças na fêmea de bulldog inglês.

As duas principais alterações que você pode notar são o edema da vulva, que fica aumentada de tamanho e o surgimento de um corrimento vaginal sanguinolento (que não é a menstruação, pois cadela não menstrua, lembra?) Que atrai os machos por causa da maior produção de ferormônios.

Nesta fase em que está ocorrendo o corrimento a fêmea de bulldog inglês ainda não aceita o macho.

Ela dura em média 9 dias, mas é bem variável de cadela para cadela, podendo ser de 4 a 21 dias e durante todo esse período a cadela vai apresentar o corrimento vaginal.

Como saber quando a fêmea de bulldog inglês entrou no cio?

Resposta: Quando a fêmea de bulldog inglês apresentar o edema de vulva e o corrimento vaginal sanguinolento ela já está no cio. Normalmente o tutor percebe as gotas da secreção sanguinolenta no chão e nota que a cadela está no cio.

Algumas fêmeas de bulldog inglês tem o hábito de se lamberem para limpar esse corrimento vaginal e com isso os tutores podem não perceber que ela está no cio. O que você pode perceber é a fêmea de bulldog inglês lambendo a vulva, coisa que ela não fazia antes.

A fêmea de bulldog inglês no cio tende a aumentar a frequência de micção, ou seja, ela urina mais vezes durante o dia, só que em menor quantidade. Isso acontece porque a urina neste período apresenta um cheiro diferenciado que indica para os outros cães que aquela fêmea de bulldog inglês está no cio. É inclusive uma forma da fêmea de bulldog inglês mostrar para os machos que está no cio e conseguir atraí-los.

Quanto tempo a fêmea de bulldog inglês fica “sangrando” no cio?

Resposta: Em média 9 dias, podendo chegar a 21 dias com corrimento vaginal sanguinolento, mas ela ainda pode ficar com um corrimento discreto até 30 dias.

Mais do que 30 dias de corrimento sanguinolento pode indicar que tem alguma coisa errada e você deve levar a sua fêmea de bulldog inglês para ser examinada pelo Médico Veterinário.

O que é Cio Silencioso ou Cio Seco em fêmea de bulldog inglês?

Este tipo de cio se caracteriza por não apresentar os sinais clássicos da fase de pró-estro, ou seja, não tem corrimento vaginal e a vulva não fica edemaciada. Porém, a cadela entra no período fértil normalmente e pode engravidar como todas as outras fêmeas.

Nestes casos os tutores só conseguem saber se a fêmea de bulldog inglês entrou no cio se tiver um cão macho inteiro por perto, pois este será atraído pelos feromônios exalados pela fêmea de bulldog inglês na fase de estro e irá querer cruzar.

Os tutores de fêmea de bulldog inglês com cio silencioso devem ficar muito atentos para que não haja uma gravidez indesejada.

Outra forma de descobrir se a fêmea de bulldog inglês com cio silencioso está de fato no cio é fazendo a dosagem hormonal. Para isso você precisa levar a sua fêmea de bulldog inglês para ser examinada por um médico veterinário.

Comportamento da fêmea de bulldog inglês no cio no Pró-estro:

As fêmeas de bulldog inglês normalmente apresentam três reflexos clássicos que começam nesta fase e se acentuam à medida em que elas avançam para o estro: contração da região perineal ao ser tocada e curvatura dos membros pélvicos em resposta ao toque na lateral da vulva.

Segunda fase do Ciclo Estral: ESTRO

A duração média desta fase é de 7 dias, variando de 4 a 11 dias.

Nesta fase a fêmea de bulldog inglês esta fértil e aceita o macho para cruzar!

O corrimento vaginal diminui e pode inclusive ficar discretamente esbranquiçado.

O edema vulvar pode continuar presente, embora possa dar lugar a uma vulva mais macia e flácida, acompanhada pela diminuição ou ausência da secreção vaginal, assim como pela modificação de sua característica.

Esta é a fase que se você quiser cruzar a sua fêmea de bulldog inglês, você deve apresentá-la ao macho.

Terceira fase do Ciclo Estral: DIESTRO

Esta fase ocorre logo após o estro.

Se a sua fêmea de bulldog inglês cruzou, este é o período que compreende a gestação.  É longo e ocorre independente do estabelecimento da gestação, durando 56 a 68 dias na cadela gestante e de 60 a 100 dias na cadela não gestante.

Quarta fase do Ciclo Estral: ANESTRO

Período no qual a fêmea de bulldog inglês não está no cio e ocorre após o diestro.

Entre criadores, este é o período de quiescência (descanso) reprodutiva, podendo durar de 3 a 10 meses. É neste período que ocorre a involução uterina e a renovação endometrial, caso tenha ocorrido gestação.

A fêmea de bulldog inglês pode engravidar no primeiro cio?

Resposta: Sim, a fêmea de bulldog inglês pode engravidar já no primeiro cio.

Mas isso não é desejável, pois o útero pode ainda não estar completamente desenvolvido e a fêmea de bulldog inglês pode ter complicações. Além disso, a fêmea de bulldog inglês pode não estar madura o suficiente para ter o instinto materno desenvolvido e com isso, não amamentar.

É claro que pode acontecer tudo certo, mas é arriscado.

Pode castrar a fêmea de bulldog inglês estando no cio?

Nossa resposta pessoal: Não é recomendado, pois aumenta o risco cirúrgico. O útero estará aumentado de tamanho, com maior vascularização e o risco de hemorragia é maior. Mas não é impeditivo. Vai depender muito mais do médico veterinário e do estado clínico da sua fêmea de bulldog inglês.

Quanto tempo depois do cio pode castrar a fêmea de bulldog inglês?

Resposta: O ideal é que dê tempo para o útero voltar ao tamanho normal e isso ocorre em média após 60 dias após o cio.

Depois de castrar a fêmea de bulldog inglês ela continua a entrar no cio?

Resposta: Não. Se a castração for feita de maneira correta, retirando-se o útero e os ovários, a fêmea de bulldog inglês não entra mais no cio.

Minha fêmea de bulldog inglês cruzou hoje, mas eu não quero ou não posso ter mais cachorros, posso castrar ela agora?

Minha resposta pessoal: Como eu já disse, a castração da fêmea de bulldog inglês no cio é mais arriscada, por conta do aumento do útero e de toda a vascularização desta região.

Porém, se você tem certeza que a fêmea de bulldog inglês cruzou hoje ou muito recentemente, ainda é possível realizar a castração até 15 dias após a cruza. Dentro deste período os possíveis óvulos ainda não se implantaram no útero.

Mas isso vai depender de cada Médico Veterinário e também do estado clínico da sua fêmea de bulldog inglês.

Quanto tempo dura a gestação de uma fêmea de bulldog inglês?

Resposta: Em média 63 dias contados a partir do primeiro dia de cruza da sua fêmea de bulldog inglês.

Minha fêmea de bulldog inglês está no cio, preciso tomar algum cuidado específico com ela?

Resposta: Sim, pois uma fêmea de bulldog inglês no cio pode atrair cães inteiros que estejam interessados em cruzar. Então, se você costuma passear com a sua fêmea de bulldog inglês, tome muito cuidado, pois se um cachorro de rua chegar neste momento, pode ser muito difícil impedir que ele cruze com a sua fêmea de bulldog inglês, até mesmo porque se ela estiver no estro, ela vai permitir a monta.

Cães machos podem se tornar mais agressivos neste momento e se você tentar colocar sua fêmea de bulldog inglês no colo, por exemplo, eles podem saltar em você com intuito de chegar mais perto da cadela.

Portanto, o melhor a fazer e deixá-la em casa neste momento do cio.

Pode dar banho em fêmea de bulldog inglês no cio?

Resposta: Sim, não tem nenhuma contraindicação.

Agora, se você for levar ela para dar banho em pet shop, você tem que avisar a pessoa que irá dar o banho que a sua fêmea de bulldog inglês está no cio, pois na pet shop tem sempre cachorro entrando e isso pode ser um problema.

O ideal é que você fique aguardando até que o banho termine para levá-la logo para casa, pois se tiverem cães machos inteiros no mesmo ambiente, mesmo que eles estejam presos nas gaiolas, eles podem querer sair de qualquer jeito e até se machucam por causa disso.

As injeções “anticio” funcionam?

Resposta: Elas funcionam se forem aplicadas no momento certo e para isso, deve ser feita por um médico veterinário.  Mas nunca é 100% garantido.

Porém não recomendamos o uso deste tipo de anticoncepcional, pois já tem estudos realizados comprovando que fêmea de bulldog inglês que fazem uso deste tipo de medicamentos aumentam consideravelmente o risco de desenvolver câncer de mama.

A cadela entra em menopausa?

Resposta: Não. Se ela não for castrada ela continuará entrando no cio. O que acontece é que com o passar dos anos, a medida que a fêmea de bulldog inglês vai envelhecendo, o período entre cios vai aumentando de forma que ela pode ficar sem entrar no cio por mais de um ano.

Resumindo…

Se você não é um criador de cães, recomendamos que você castre a sua fêmea de bulldog inglês, preferencialmente logo após o primeiro cio. Isso irá evitar que ela desenvolva infecção uterina (piometra) e diminuirá as chances de câncer em determinados órgãos.

Canil Duas Marias

Posts Relacionados

Estamos Abertos!!

Estamos abertos com os devidos Cuidados!! Continuamos a cumprir com todas as nossas responsabilidades servindo os nossos clientes. O bem-estar dos nossos bulldogs, clientes e colaboradores

Continue lendo